fbpx

Hoje é dia de compartilhar com vocês a receita de um dos meus bolos preferidos: o bolo de morango com chantilly. Sim, eu sei que é um bolo comum. Mas devo admitir que essa combinação de um bolo de massa branca recheado com creme e morangos e coberto com chantilly de verdade é dos deuses!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
bolo de morango com chantilly

Essa receita de bolo de morango com chantilly é na verdade uma combinação de três receitas diferentes. Uma é a massa do bolo em si, a segunda o recheio e a terceira o chantilly (verdadeiro) para fazer a cobertura. Na minha opinião, duas coisas aqui são absolutamente fundamentais para o sucesso desse bolo: o morango e o chantilly.

Quando você for comprar os morangos, se atente para comprar morangos frescos e bonitos. Evite comprar aqueles morangos que já estão maduros demais, ou então com pequenas batidinhas e cortes. O problema de comprar eles assim não é nutricional e nem estético (mesmo imperfeitos eles podem ser gostosos e igualmente nutritivos).

O problema, gente, é que se você comprar os morangos com esses defeitos, eles vão acabar sorando mais facilmente. É normal o morango sorar um pouco, mas se for demais, além de comprometer o visual do bolo corremos o risco dessa água que eles soltam comprometer a estrutura do nosso bolo.

O dilema do Chantilly

Bom eu falei que eram duas as coisas mais importantes nessa receita, uma era o morango e já falamos sobre eles. Agora é a vez do chantilly. Eu sei que existem muitas opções hoje em dia de chantilly processado, que é mais estável, fácil de fazer e que tem maior durabilidade. São esses que você encontra em caixinhas fora da geladeira, sabe?

Pois é, o problema é que em termos de sabor e textura, nenhum deles se equipara ao chantilly original. Muitos deles, inclusive, tem um gosto horrível que lembra até algo tipo margarina doce. Também existem aqueles chantillys pré-prontos, que são vendidos em umas embalagens metálicas tipo aerosol na geladeira do mercado. Esses até são mais próximos do normal no quesito sabor, mas ainda assim não são iguais.

Então se você está preparando um bolo de aniversário, ou para qualquer outra ocasião especial, eu recomendo que você tente o chantilly tradicional, feito com creme de leite fresco. Afinal de contas, se é bolo de morango com chantilly, nada mais justo do que usar o melhor morango e o melhor chantilly que você puder. Você não vai se arrepender. 

creme de leite fresco para chantilly

Receita do bolo de morango com chantilly

A primeira coisa que vamos fazer para preparar esse bolo é justamente a massa. É uma massa de bolo simples, branca. Vamos usar a batedeira para facilitar (você pode ver as batedeiras que eu indico neste post aqui).

Ingredientes da massa

  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de água
  • 2 xícaras de chá de açúcar peneirado
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 15g (1 colher de sopa) de fermento químico em pó (tipo pó Royal)

Modo de fazer a massa

Bata em uma batedeira em velocidade alta as 4 gemas com uma xícara de água até espumar bem. Adicione o açúcar e bata até formar um creme. Adicione a farinha de trigo peneirada à essa mistura. 

Ainda na batedeira, adicione o fermento e misture em velocidade baixa. Reserve.

Bata 4 claras em neve e adicione delicadamente à massa que você deixou reservada. Unte uma forma de fundo removível com manteiga e coloque um disco de papel manteiga para forrar o fundo. Coloque a sua massa na forma e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos, ou até dourar.  

Assim que ficar pronto, espere esfriar um pouco e desenforme. Deixe o bolo terminar de esfriar totalmente antes de tentar rechear ou cobrir. 

Ingredientes do recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (usar a lata do leite condensado como medida)
  • 1 gema
  • 2 colheres de sopa de maizena 
  • 3 xícaras de chá de morangos picados
  • Reservar um pouco do chantilly para o recheio

Modo de fazer o recheio do bolo de morango com chantilly

Em uma panela, leve ao fogo o leite condensado, o leite, a gema e a maizena. Mexa sem parar.

Quando a mistura começar a ferver, abaixe um pouco o fogo e cozinhe mexendo por mais 3 minutos. Você vai notar que a mistura já engrossou depois desse tempo, então desligue o fogo e deixe esfriar completamente.

Assim que estiver com o recheio frio, você pode adicionar os morangos picados ao creme e reservar para montar o bolo. 

Ingredientes do Chantilly

  • 1 garrafa de 500ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (totalmente opcional)

Modo de fazer o Chantilly

Coloque o açúcar e o creme de leite no bowl da batedeira. Se você quiser usar a essência de baunilha, pode colocar junto também. Ligue a batedeira em velocidade média e fique olhando para não passar do ponto. Assim que a mistura passar de líquida para um creme com picos firmes, está pronto. Não bata demais o creme de leite, pois se você bater em excesso ele acaba virando manteiga e o seu creme não fica não gostoso. Reserve um pouco do chantilly para o recheio e o resto para a cobertura. 

Montagem do bolo de morango com chantilly

Pegue a massa do bolo já fria e a divida em duas partes. Se você quiser, pode regar a massa com um pouco de leite ou guaraná, fica a seu critério. Espalhe o creme com morangos em cima de uma das fatias da massa. Por cima coloque ainda um pouco de chantilly. Termine colocando a segunda metade da massa por cima, para fechar o bolo. 

Agora, para fazer a cobertura, pegue uma espátula e espalhe o chantilly pela lateral e pelo topo do bolo. Para decorar, coloque um pouco do chantilly em um saco de confeiteiro com um bico tipo pitanga. Faça algumas pitangas de chantilly e coloque alguns morangos cortados pela metade. 

Deixe o bolo armazenado na geladeira até a hora de servir. Como estamos trabalhando com creme de leite fresco, é importante não deixar esse bolo de morango com chantilly muito tempo em temperatura ambiente. Se sobrar um pouco depois de servir, você pode guardar o resto na geladeira e consumir em no máximo 24 horas. 

Conforme eu te disse, esse é um dos meus bolos preferidos. Ele é sim um bolo um pouco mais trabalhoso de fazer, mas se você tentar te garanto que esse bolo de morango com chantilly vai entrar para a lista de favoritos da sua família também!!! Espero que vocês gostem dessa receita, depois que você fizer me conte o que achou aqui embaixo nos comentários.

Conheça nossos cursos

Aproveite a oportunidade para aprimorar seus conhecimentos em confeitaria

Quero conhecer agora