fbpx

Oi gente, hoje estou aqui para compartilhar essa receita deliciosa de bolo de chocolate fácil e rápido. Com essa receita nós não precisamos usar batedeira, mas se você seguir o modo de fazer bem certinho o resultado final é um bolo de chocolate super fofinho, perfeito para tomar com uma bela xícara de café ou até mesmo para receber uma deliciosa cobertura de brigadeiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
bolo de chocolate fácil e rápido

Esse bolo de chocolate fácil e rápido de fazer não é interessante só por não precisar de batedeira, mas também por que vamos esquentar os líquidos em uma panela para utilizá-los na receita. Não é muito comum vermos isso em outras receitas de bolo por aí, mas esse é justamente o diferencial dessa receita. Então, aqui vamos usar o calor dos líquidos para dispensar o uso da batedeira e ainda assim atingir um resultado bacana. 

Bom acho que falar sobre a importância da qualidade dos ingredientes que você vai usar é meio que chover no molhado, no entanto mesmo assim não custa reforçar: é impossível chegar a um resultado final primoroso se você partir de ingredientes ruins. Então atente-se ao que você vai comprar para preparar suas receitas 🙂

Meu objetivo é que o seu bolo de chocolate fácil e rápido fique delicioso, e frequentemente ouvimos que algumas pessoas tem dificuldade de encontrar um ingrediente ou outro em suas cidades, então quero deixar aqui a indicação de três lojas que eu costumo comprar as coisas que preciso, as três tem loja online e entregam por todo o Brasil. Eis as três opções:

Lojas que vendem bons produtos de confeitaria:

Lembrando que eu não tenho nenhuma parceria com nenhuma das três lojas, ok? Então, só estou recomendando mesmo pois sei que algumas pessoas tem dificuldade de encontrar ingredientes em suas cidades. Embora as três lojas fiquem baseadas em São Paulo, mas fazem entregas em todo o Brasil utilizando os Correios. 

A receita do bolo de chocolate fácil e rápido

Ingredientes:

  • 3 ovos (2 se os ovos forem muito grandes)
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó peneirado
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado peneirado
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
  • 15g (1 colher de sopa) de fermento químico em pó (tipo pó Royal)

Obs.: Usei uma xícara de 240ml para fazer as medidas, você pode usar uma de outra medida, o importante é medir todos os ingredientes em xícaras que tenham o mesmo tamanho e capacidade. Ou seja, se você escolher uma de 300ml, meça tudo em uma xícara dessa medida.

Modo de fazer o bolo de chocolate fácil e rápido:

  • Pegue uma panela e coloque a água e o óleo para esquentar, até quase ferver.  
  • Em um Bowl (vasilha) adicione os ovos, o chocolate em pó e o açúcar refinado. Mexa muito bem, com uma espátula ou com um fouet (aquele batedor de claras, sabe?).
  • No mesmo bowl, adicione a mistura quente de água e óleo. Mexa muito bem.
  • Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo bem para dissolver os grumos e ficar com uma massa bem lisinha. 
  • Por fim, adicione o fermento em pó e continue mexendo delicadamente até incorporar bem.
  • Coloque a massa em uma assadeira untada previamente com manteiga (ou óleo) e farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Asse por 30-40 minutos, faça o teste do palito de dente e assim que estiver pronto é só tirar do forno.  

Algumas dicas extras para o sucesso de seu bolo de chocolate fácil e rápido

Quando você tirar o seu bolo de chocolate do forno, eu recomendo que você espere ele esfriar um pouco antes de desenformar. Assim que seu bolo de chocolate fácil e rápido estiver desenformado, você tem algumas possibilidades diferentes: 

  1. Comer ele assim simples, acompanhado de uma xícara de café. 
  2. Polvilhar açúcar de confeiteiro ou açúcar gelado (que dura mais tempo antes de desaparecer) por cima (como eu fiz na foto do começo do post). Se escolher essa opção, é importante você esperar ele esfriar totalmente antes de polvilhar o açúcar.
  3. Fazer um brigadeiro em ponto mais mole e utilizar como cobertura. Fica absolutamente divino!

Desde que aprendemos essa receita aqui em casa, esse se tornou o nosso bolo de chocolate oficial! Sempre que bate aquela vontade de comer um bolinho, partimos para essa receita. O nome bolo de chocolate fácil e rápido vem bem a calhar, pois realmente em 10-15 minutos você prepara a massa, usando poucos ingredientes e sem fazer muita sujeira!  

Se você preparar essa receita de bolo de chocolate em sua casa, depois lembre de passar aqui e dividir comigo o que você achou aqui embaixo nos comentários! Nos falamos em um próximo post! Espero que muitas possam se deliciar com esse bolo.

Conheça nossos cursos

Aproveite a oportunidade para conhecer nossos cursos e aprimorar suas habilidades!

Quero Conhecer Agora

Já viu nossos últimos posts? Confira agora: